Uma vez, enquanto ainda trabalhava em uma empresa do setor de alimentos e agronegócio, uma gerente chegou para mim e falou exatamente assim: “nossa, você pratica yoga? Imagine, eu sou uma pessoa muito dinâmica! Não paro quieta. Isso não tem nada a ver comigo!” Na mesma hora, pensei comigo: nossa, que grande falácia.
Sim, falácia!
Yoga não é só sentar e fazer uma pose bonita como se ali nada fizesse, e muito menos realizar posturas a la Cirque de Soleil. O yoga é uma filosofia de vida milenar que nos incentiva, entre muitas coisas, a criar mais empatia e compaixão pelo próximo.
Não, você não será “mole” ou “passivo” perante as adversidades e os desafios. Se assim fosse, policiais e militares americanos não estariam praticando yoga e meditação (relatado no livro Meditation for Fidgety Skeptics).
Eu, como especialista em Customer Experience e Pesquisa de Mercado – complexo processo para entender o relacionamento da sua organização com seus clientes para que alcancem os resultados desejados – percebo como o yoga está conectado a essa empatia pelo próximo, por isso estou me formando como professora de yoga este ano.
Empatia é essencial para que se obtenha sucesso em qualquer negócio. Se você não for um profissional empático, além de paciente e bom ouvinte, não conseguirá entender os objetivos e conceitos de sucesso de seus clientes.
Por esse motivo, yoga e dinamismo andam juntos. Com essa prática você aprenderá a conduzir seus clientes através da empatia em direção ao sucesso. Então, para aqueles que ainda não praticam por crenças equivocadas, ou simplesmente nunca pensaram no assunto, digo o seguinte: que tal começar?
Aline Ataulo
Namastê!
Sobre a autora:
Aline é aluna do Studio ShantYoga há quase seis anos e está fazendo formação em yoga no IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga – coordenado pelo professor Marcos Rojo. Especialista de Customer Experience & Pesquisa de Mercado, conta com mais de 15 anos na área corporativa.