A regra dos 5 segundos e o yoga

A regra dos 5 segundos e o yoga

Recentemente comecei a ler o livro O Poder dos 5 Segundos, de Mel Robbins. Ele está me fazendo rever muitos aspectos da minha vida, e também perceber as várias conexões existentes entre seus princípios e o yoga.

Um desses pontos conectados é a ação, pois o yoga, diferente do que se pensa, é muito prático, pois logo no início já se notam seus benefícios. De certa forma, sabemos que o óbvio é fazer o que precisa ser feito e, em geral, temos ideia do que precisamos cultivar em nossas vidas para sermos bem-sucedidos. Então, por que muitas vezes, mesmo sabendo o quanto algo é bom para nós, nos sabotamos?

No livro, é dito que “Procrastinação é ’um desejo inconsciente de se sentir bem nesse exato momento’, de modo que você possa sentir um pouco de alívio por ter se livrado momentaneamente do estresse” – conforme Timothy Pychyl, professor de psicologia na Universidade Carleton, que estuda procrastinação há mais de dezenove anos. Como começar a mudar? Parta do possível.

A proposta essencial de O Poder dos 5 Segundos é: faça uma contagem regressiva – 5, 4, 3, 2, 1, e parta para a ação mesmo parecendo ser uma simples e pequena atitude, como levantar da cama de manhã, pois “a menos que vença os sentimentos que desencadeiam os seus maus hábitos e dê um empurrão em si mesmo para simplesmente começar, você nunca vai mudar“.

56775834_2699309056750404_4532436782952920122_n

Ao colocar em prática a regra dos 5 segundos, o segundo ponto que noto em comum é a atenção no aqui e agora, dando um passo de cada vez, apesar das mil resistências mentais que surgem.

E, enfim, o terceiro ponto é o embasamento científico. Embora tanto o yoga quanto a regra dos 5 segundos tenham se desenvolvido de forma empírica, a ciência confirma seus mecanismos e mostra porque e como funcionam.

Alguns dos pequenos, mas importantes passos que iniciei são:

– antes das 07h30 ter feito minha oração / meditação / yoga;

– ainda pela manhã, escrever;

– comecei um treino de dez dias seguidos me filmando para evoluir desenvoltura ao falar com o público através da câmera.

img_1583

E você? Quais sementes gostaria de plantar, cultivar e frutificar? O que deseja transformar em si mesmo? Cada um de nós saberá dizer as importantes coisas adiadas e o quanto isso pode minar energias e a realização de sonhos.

Pode ser que praticar yoga esteja nos seus planos e você argumente não ter paciência, tempo ou coragem para começar. Talvez possa usar a regra dos 5 segundos para te impulsionar… 5, 4, 3, 2, 1, yogar!

Namastê!

Silvia Oliveira