Como lidar com a incompletude humana?

Como lidar com a incompletude humana?

Refletindo sobre a natureza do ser humano, que sabemos ser essencialmente luminosa, percebemos como estamos sempre buscando por alegria, satisfação, prazer e beleza. E como não obtemos essa correspondência no grau e constância esperada, normalmente nos sentimos incompletos. A percepção desse sentimento pode ser consciente ou inconsciente, pontual ou constante.

De certa forma, em grande parte essa sensação impulsionou a humanidade em suas descobertas, construções, invenções e infelizmente também destruições. Esses avanços e retrocessos podem ser constatados tanto externa quanto internamente, afetando o homem também em seu corpo, mente e espírito.

O yoga vem nos auxiliar, trazendo recursos práticos, valorizando nossa essência luminosa e sedenta de paz.

1_xh0lalckmhxtwthr-ysenw

Porém, se não lidarmos com a incompletude, poderemos lidar com o ser humano? Dificilmente…

A nossa sociedade cada vez mais incentiva a alienação, a distração e a busca por prazer imediato. Assim, não aceitamos (ou temos muita dificuldade) em reconhecer esse vazio existencial.

Em consequência, sem perceber, muitas vezes estamos no “oito ou oitenta”, num extremo de alienação de coisas realmente importantes ou concentrando a solução dos problemas no “outro” ou nas “coisas”.

Se não aprendermos a dosar a maneira de lidar com essa incompletude interna, seremos eternos insatisfeitos. Ao contrário, se olharmos para isso em nós mesmos e nos demais com reconhecimento e aceitação, poderemos nutrir mais amorosidade, contentamento (santosha) e não violência (ahimsa).

Namastê!

Silvia Oliveira