Como o yoga pode ajudar quem tem dores?

Como o yoga pode ajudar quem tem dores?

Yoga é sinônimo de respeito ao seu corpo, seus limites e sua história corporal. Mas, quando temos alguma dor ou limitação, pode ser difícil imaginar como a prática do yoga conseguiria nos ajudar, pois muitas vezes a vemos apresentada nas mídias como algo de difícil execução, cheio de posições complicadas.

São imagens que nos afastam da verdade de que a prática de yoga é para todos.

Com o devido acompanhamento de um professor de yoga que saiba respeitar as diferenças de cada aluno, é possível adaptar os asanas (posições) e trabalhar todos os aspectos propostos pelo hatha yoga, como equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e concentração, sem se machucar.

O princípio é buscar um desenvolvimento gradual e respeitoso. Lembre-se de que as técnicas de exercícios respiratóriosrelaxamento e meditação sempre podem ser aplicadas e assim é possível acessar seus enormes benefícios facilmente.

Seja qual for o seu momento de vida, você pode praticar yoga. Um exemplo é o caso das mulheres, com suas várias fases hormonais: seja ao longo da vida, seja no decorrer do mês, a prática do yoga possibilita minimizar suas dores e desconfortos, trazendo equilíbrio e facilitando a concentração e a melhora no humor.

yogaa

Dores físicas e psicológicas trazem enrijecimento aos músculos, articulações e tendões, restringindo os movimentos, o que, por sua vez potencializa as dores já existentes, criando-se um ciclo ininterrupto. Daí ser grande a importância de praticar yoga, com suas variadas técnicas revigorantes, mesmo durante fases doloridas. Desse modo, ao longo de algum tempo, é possível não só aliviar o incômodo como também barrar seu progresso e prevenir que novas dores adjacentes se instalem.

Ao restabelecer o equilíbrio energético e físico em um quadro de dor, podemos lentamente voltar a trilhar o caminho do vigor e do bem-estar.

Namastê!

Silvia Oliveira