Quando analisamos a base que fundamenta o yoga, percebemos que todos os passos dessa metodologia se propõem a nos conduzir à autorrealização, também conhecida como samadhi, que é o oitavo e último passo. Nessa jornada, percorremos um caminho que desenvolve nossos aspectos sutis e densos desde preceitos éticos e comportamentais – relacionamentos, trabalho corporal, trabalho respiratório – até o mental (samyama) por meio de concentração e meditação.
Sabemos que toda jornada começa com o primeiro passo e, na trilha do yoga, tudo é prático desde o início. Temos de experimentar para entender; vivenciar para aprimorar.
Esse sistema é apresentado em oito passos com o intuito de ser mais didático, porém todas essas etapas estão em constante interação. Por exemplo, o estado contemplativo da meditação, isto é, o exercício da atenção no momento presente, é constante na prática de yoga.
No hatha yoga, a meditação costuma vir depois de um preparo feito por meio de exercícios psicofísicos e respiratórios, que envolvem também o relaxamento.
Além disso, existem momentos específicos em que desejaremos nos sentar exclusivamente para meditar. Nesses instantes, talvez nos defrontemos com algumas dificuldades. A principal delas pode ser encontrarmos uma maneira de nos mantermos estáveis e confortáveis física e mentalmente. Normalmente, praticamos a meditação quando estamos sentados. Se você, por qualquer motivo, não sentir estabilidade e conforto enquanto estiver sentado na almofada sobre o chão, sente-se em uma cadeira, um banco ou uma poltrona. O primordial é estar com a coluna alinhada.
Uma maneira breve e eficiente de se preparar para meditar é fazer uma sequência que trabalhe tanto os cinco movimentos da coluna como a consciência na respiração.
Assim, você vai alongar, estimular beneficamente o sistema nervoso, se concentrar e desfazer as estagnações de energia em seus principais vértices (chakras), que estão localizados ao longo da linha do meio do corpo.
Prepare, portanto, sua fisiologia física e sutil para a meditação; e assim facilitar sua prática com essas dicas.
Logo traremos sequências de cinco movimentos da coluna para realizar tanto sentado na cadeira, quanto no chão.
Namastê!
Silvia Oliveira