O ano de 2019 começou sendo uma dádiva, visto que logo no primeiro dia que dei aula no Studio ShantYoga duas pessoas vieram fazer aula experimental. Iniciar alguém no yoga é sempre um presente!
Quando comecei, há uns vinte anos, me apaixonei de tal maneira que prometi a mim mesma que encontraria uma forma de nunca mais parar, de me aperfeiçoar e levar o hatha yoga para a vida, e a melhor maneira que encontrei de fazer isso foi transmiti-lo, passá-lo à frente.
Promessa cumprida! Aqui estou eu, depois de tanto tempo, ensinando, aprendendo e crescendo. Toda vez que dou aula, estou me relembrando da importância de tantos prismas e nuances que o yoga nos faz encarar em nós mesmos.
Algumas dúvidas podem ser comuns pra quem está começando, como: “Eu sou muito agitado, não sei se yoga é pra mim; experimentei uma vez e não me adaptei”, o que pode impedi-los de começar este algo diferente. Neste ano novo, quero convidá-los a conhecer o outro lado da moeda, para, caso você seja uma dessas pessoas, saber o que o yoga pode fazer por você.
Refletindo sobre as prioridades para 2019, resgatei um saber importante, básico e essencial: “transformar-se pela renovação da mente” (Rm 12.2). Se quisermos transformações consistentes em nossa vida e ao nosso redor, temos de renovar nosso “olhar”, nossa forma de encarar as situações. Como disse Gandhi “temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.
Essa renovação é simples, mas não é nada fácil; o yoga nos dá instrumentos que a facilitam, tais como reaprender a respirar, se movimentar melhor e até pensar melhor. Com certeza essas ações nos conduzirão à conquista do “eu novo” que tanto desejamos.
Namastê!
Silvia Oliveira